A Perfuração Horizontal com Trado ou “Thrust Auger Boring" - TAB é o método de perfuração sem abertura de vala mais utilizado na instalação de tubagens em aço no subsolo, as quais servirão de encamisamento ou "manga" á introdução de condutas de serviço no seu interior.
A escavação dos terrenos é conseguida pala ação de uma cabeça de corte rotativa instalada na parte frontal do primeiro tubo em aço a cravar e a qual se encontra diretamente ligada á unidade de rotação hidráulica do equipamento por intermedio de um conjunto de sem-fins os quais, por sua vez, são capazes de transportar os produtos escavados até ao poço de ataque.
Os tubos em aço são assim instalados no terreno, sendo estes ligados entre si por soldadura topo a topo.
Uma das características que distingue a Perfuração Horizontal por trado é a sua capacidade de escavação dos terrenos em simultâneo com a cravação e avanço da tubagem em aço, evitando assim eventuais fenomenos de descompressão do terreno ao longo da perfuração.
Dispomos de equipamentos especificamente desenhados para executar trabalhos de perfuração horizontal em qualquer tipo de terreno e numa variedade de diâmetros que podem ir desde os 300mm até aos 1500mm.
A escolha de um método de perfuração direcionado depende, em grande parte, da geologia prevista ao longo do traçado, do comprimento de perfuração e, do grau de precisão exigido para o trabalho de perfuração em causa.
Optamos assim por combinar a elevada precisão possível de alcançar com a execução prévia de um furo piloto direcionado por laser, com o processo tradicional de perfuração horizontal por trado, introduzindo no mercado nacional a “Perfuração Horizontal Direcionada” ou “Guided Thrust Auger Boring - GTAB”, a qual permite executar trabalhos de perfuração horizontal com elevado rigor podendo atingir níveis de precisão de até ± 25 mm por cada de 50 m de tubo instalado (este parâmetro poderá variar dependendo das características geotécnicas dos terrenos a escavar).
Dispomos de equipamentos especificamente desenhados para executar trabalhos de perfuração horizontal Direcionada em qualquer tipo de terreno brando e compressível. Em terrenos que possam apresentar um maior grau de compactação, o equipamento dispõe de um sistema adaptável de injeção de fluidos (bentonite ou água) á pressão que auxiliará as varas-piloto e/ou os alargadores na descompactação e desmonte dos solos na frente de escavação.
O Pipe jacking é um dos métodos de perfuração sem abertura de vala mais utilizados na instalação de tubagens em betão/PRFV de diâmetro variável, as quais poderão servir de tubagem definitiva ou de encamisamento á introcução de tubagem de serviço no seu interior.
A escavação dos terrenos é conseguida através de uma mini pá escavada ou roçadora parte constituinte do escudo de perfuração pré-instalado na parte frontal do primeiro tubo a cravar. No poço de ataque será instalada a Estação Principal de Impulsão a qual, através da ação de um conjunto de cilindros hidráulicos, será responsável pelo avanço e cravação das tubagens no terreno.
A inclinação prevista para a instalação da tubagem será confirmada através de um equipamento laser instalado no ponto inicial e de um recetor colocado no lado oposto, sendo a inclinação do conjunto de tubos confirmada a cada troço de tubagem instalada.
Dispomos de equipamentos especificamente desenhados para executar trabalhos de Pipe Jacking em qualquer tipo de terreno, abrangendo diâmetros de perfuração desde os 1200mm até aos 2000mm.
O princípio construtivo do sistema de perfuração TAUBER é perfeitamente comparável com o da tecnologia “Pipe Jacking”. A escavação dos terrenos é conseguida através de uma mini pá ou roçadora parte constituinte do escudo de perfuração o qual, após a sua cravação no terreno, permitirá a montagem de um conjunto de 3 aduelas na sua retaguarda que formação um anel de contenção fechado.
Após concluída a instalação do primeiro anel, o escudo de perfuração vai avançar pela ação de seus cilindros hidráulicos, os quais se apoiarão no anel previamente instalado exercendo a força necessária ao seu avanço. Após se atingir o curso máximo dos cilindros hidráulicos, estes serão recolhidos para novamente se proceder á instalação de um conjunto de três aduelas no interior do escudo. Esta operação, complementada com a instalação de carris, repetir-se-á até atingir o local de saída.
A inclinação prevista para a instalação da tubagem será confirmada através de um equipamento laser instalado no ponto inicial e de um recetor colocado no lado oposto, sendo a inclinação do conjunto de tubos confirmada a cada troço de tubagem instalada.
Como as forças de avanço são sempre aplicadas sobre o último conjunto de aduelas instaladas (último anel), não existe limite máximo para o comprimento de escavação, sendo possível executar trabalhos de perfuração horizontal de elevada extensão.
Dispomos de equipamento patenteado para executar trabalhos de perfuração horizontal em qualquer tipo de terreno (idealmente em terrenos com valores de RCS inferior a 30MPa), abrangendo diâmetros de perfuração desde os 1200mm até aos 2000mm.
A Perfuração Pneumática é um dos métodos de perfuração sem abertura de vala mais básico e normalmente utilizado na instalação de tubagens em PEAD de pequeno diâmetro, as quais poderão servir de tubagem definitiva ou encamisamento á introdução de condutas de serviço no seu interior.
A Perfuradora Pneumática é posicionada em um dos lados da travessia e é ativada por um pequeno compressor que faz atuar um pistão interior, este promoverá o avanço do sistema perfuradora/tubagem no comprimento desejado até se atingir o poço de saída.
Dispomos de equipamentos especificamente desenhados para executar trabalhos de perfuração pneumática em qualquer tipo de terreno compressível com diâmetros de perfuração de até 125mm.
A Perfuração Horizontal Dirigida ou “Horizontal Directional Drilling - HDD” é um dos métodos de perfuração sem abertura de vala mais utilizado na instalação de tubagens em PEAD de diâmetro variável, as quais poderão servir de tubagem definitiva ou encamisamento á introdução de tubagens de serviço no seu interior.
O processo de perfuração tem início com a execução de um furo piloto com o auxílio de hidrojato, com motor de lamas ou com martelo do tipo fundo-de-furo. Chegado o tubo piloto ao local de saída, retira-se a cabeça piloto e coloca-se um alargador. Através da ação de rotação/tração aplicada pelo equipamento de perfuração, o furo piloto é alargado para um diâmetro superior. A conduta final é posteriormente soldada e posicionada em roletes procedendo-se á sua tração final.
Dispomos de equipamentos e empresas parceiras com elevada experiência capazes de executar trabalhos de perfuração horizontal dirigida em qualquer tipo de terreno, abrangendo diâmetros de perfuração entre os 90mm e os 1400mm.